Estive recentemente em uma loja da marca IKEA (lembram?) e fiquei encantada com a nova coleção de tecidos!
A coleção foi desenvolvida em parceria com os alunos do Beckmans College of Design, de Estocolmo. As estampas foram criadas a partir dos sketches desenvolvidos em um workshop de dois dias. Detalhe interessante: só no segundo dia os alunos ficaram sabendo que seus esboços seriam aproveitados para a criação de padronagens, o que permitiu uma maior liberdade de criação.
Os esboços foram fotografados e, a partir dos arquivos digitais, a diretora de criação de produtos têxteis da IKEA, Emma Jones, desenvolveu as padronagens. Ao todo foram criadas 06 novas estampas impressas em algodão e vendidas a metro, além de dois produtos com estampas aplicadas (uma cortina de chuveiro e uma roupa de cama). Duas das novas estampas foram baseadas em uma colagem de desenhos de faces humanas, o que segundo a diretora da marca, trata-se de uma novidade em termos de padronagens IKEA.
Percebo uma influência das estampas de outra marca escandinava, a Marimekko. Adorei tudo! O preço do metro dos tecidos varia em torno de R$ 15 a R$ 40, super acessível em comparação com os tecidos para decoração encontrados no Brasil.
Foto loja: arquivo pessoal
Fotos galeria: divulgação IKEA