Carré Hermès

Em 1937 a Hermés lançou o primeiro lenço de seda. Era quadrado, branco e estampado com um desenho de senhoras cercadas por várias carruagens públicas puxadas a cavalo.Nasceu aí a tradição de estampar quadrados – ou carrés, em francês – e batizá-los como se fossem quadros. Hoje, os carrés Hermès são um dos ícones da grife francesa.

Por trás de cada um deles – e olha que são dez desenhos diferentes no verão e dez no inverno – há uma inacreditável estrutura criativa e de manufatura. A seda, importada do Brasil, é tramada na diagonal, para ficar leve e resistente. O processo de estamparia é todo feito à mão. O desenho do artista é passado, traço a traço, para slides plásticos com uma tinta preta chinesa. O que determina o número de slides é o número de cores utilizadas na estampa, que pode chegar até a 45 cores por lenço.

Há cinco anos no comando do processo está a estilista Bali Barret. Em pouco tempo, esta francesa conseguiu chacoalhar a tradição com desenhos mais abstratos, com a mistura de seda e couro e até subvertendo o quadrado em triângulo.

Hoje a loja da maison na Madison Avenue, em Nova York, oferece um serviço de customização dos carrés, batizado de Life in Silk. Depois de escolher um modelo (entre as mil estampas, desenhos e padronagens incríveis), a cliente pode pedir para bordar suas iniciais, seu nome, ou até uma mensagem de até 20 caracteres na seda. Em dez dias, o carré customizado está prontinho para ser amarrado no pescoço ou dar um charme na bolsa. Luxo total!

Foi lançado um livro “Le Carré Hermès”, com 250 páginas e imagens maravilhosas, contando sobre as inspirações e os processos de fabricação deste icônico acessório.

E recentemente o stylist americano Robert Verdi se uniu à Vans e customizou os famosos slip-ons com estampas dos tradicionais lenços da Hermés. Parece que eles ainda não foram aprovados pela grife francesa, mas já estão fazendo sucesso.

Li na Marie Claire Junho 2011 e também aqui aqui e aqui.

Imagens: Catálogo Le Carré Hermès (Outono-Inverno 2010).

This entry was posted in Eu ♥ ..., Moda + and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Carré Hermès

  1. Isadora says:

    Gente! Seda brasileira?! Não fazia a menor idéia que a seda dos carrés vinha daqui. Achei incrivel. Aii, um dia vamos ter alguns né meninas? kkk

    Beijos!

  2. Pingback: Hermès em video | FN