Iuri Sarmento

O azulejo, no senso comum, é um elemento usado em grande número, associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores/exteriores ou como elemento decorativo isolado. Assim sendo, pode-se dizer que o artista plástico mineiro Iuri Sarmento beneficia-se do universo da azulejaria, mas inverte um pouco a lógica da”parte e do todo”, desenvolvendo, assim, um trabalho super autoral. O azulejo, não o objeto em si e sim a sua representação por meio da pintura, é um dos elementos da obra desse artista.

Em suas telas, de grande colorido, uma arte popular une-se a um barroco reinventado e diversificado e dá origem a pinturas que incorporam um tratamento pop e investigam a história e a memória da arte, transformando e recriando uma representação também de paredes, muros, mosaicos, vestes e ideários.

Iuri nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 1969 e hoje em dia vive e trabalha em Salvador. Formou-se em artes plásticas pela Escola Guignard, em Belo Horizonte e já expôs muitas vezes, desde 1992.

Seu trabalho é lindo, delicado e muito brasileiro e suas peças são vendidas na Paulo Darzé Galeria de Arte, de Salvador.

Fotos: Paulo Darzé Galeria de Arte

This entry was posted in Imprimindo por aí and tagged , , , . Bookmark the permalink.