Piero Fornasetti [2]

Gostei tanto das cerâmicas dedicadas a Fornasetti, que achei que o assunto merecia outro post!

Durante a investigação sobre a coleção de azulejos Fornasettiana da marca italiana Bardelli, em homenagem a Piero Fornasetti, descobri que o método decorativo dessas cerâmicas é muito interessante.

O método é conhecido como Decalcomania (image transfer), uma tecnologia decorativa que consiste na aplicação de uma fina película desenhada sobre a base cerâmica vidrada já queimada. Assim, o filme é manualmente colado com um ferramenta de borracha e por fim o azulejo segue para uma segunda queima, dessa vez em temperaturas mais baixas, de forma que a película seja queimada e apenas o desenho permaneça.

Essa ténica foi inventada na Inglarerra em 1750, aproximadamente, e é muito utilizada para gravar e decorar cerâmicas e outros materiais. No caso da Fornasettiana, a ténica foi acertada para respeitar os desenhos de Fornasetti, preservando cada detalhe e as nuances originais. Assim, a Bardelli oferece uma alta qualidade no design de seus produtos, combinando as modernos processos industriais com as refinandas e quase obsessivas técnicas de decoração típicas da tradição do artesanato.

Fotos: Daqui!

This entry was posted in Inspirações and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *