Athos Bulcão

Já faz tempo que planejo falar sobre o Athos Bulcão e ontem surgiu a oportunidade perfeita!

Athos Bulcão (1918-2008) nasceu no Rio de Janeiro e foi pintor, escultor, decorador, desenhista, pintor e professor. Em 1945 trabalhou como assistente de Cândido Portinari no painel de São Francisco de Assis, na Igrejinha da Pampulha.


Em 1958, mudou-se definitivamente para Brasília e estabeleceu parceria com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, cujas obras eventualmente apresentam painéis criados por Athos.

Na capital, suas obras estão presentes em vários espaços públicos: na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, no Parque da Cidade, no Palácio do Itamaraty, no Congresso Nacional, na Câmara Legislativa, na Universidade de Brasília, no Teatro Nacional, entre outros! Bulcão foi um artista democrático. Seu trabalho não está trancado em museus, mas exposto nas ruas, integrando o dia-a-dia dos habitantes de Brasília, muitas vezes de forma imperceptível.

Neste São Paulo Fashion Week, Athos foi homenageado duas vezes! Primeiro, no desfile da Maria Bonita, as referências foram sutis e discretas:


Já no desfile de Ronaldo Fraga, famoso pelo primor de suas pesquisas e por ser um exímio contador de histórias, a obra e vida de Athos Bulcão foram o ponto focal, e o modernismo de seu traço apareceu em estampas e recortes das roupas, tirados de pinturas, máscaras, gravuras e fotomontagens.

Estou maravilhada!

Fotos: Reprodução

Para saber mais sobre o artista: Fundação Athos Bulcão
E sobre os desfiles: recomendo aqui

This entry was posted in Inspirações, Moda + and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Athos Bulcão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *