A estampa é uma referência à Liberty of London, loja que abriu suas portas em 1861, na Inglaterra. Sua estamparia com flores tornou-se um sucesso, o que fez com que ela se popularizasse. O termo “estampas liberty “ também é usado para designar toda padronagem de florais miúdos.
O revival desta estampa nas coleções de verão nacionais e internacionais tem relação com a crescente busca de uma conexão com a natureza. Associada a um estilo fresh e mais romântico, aparece normalmente em camisas, vestidos, acessórios e costuma ser usada numa composição de vários florais.
A Liberty of London e seus florais adquiriu grande força no mercado fashion. Atualmente, diversas grifes têm parcerias oficiais com a marca. Em 2010, a Target, cadeia de fast-fashion, lançou uma coleção em conjunto com a marca inglesa, que ia de vestidos e artigos para a casa até uma bicicleta, objeto de desejo para a tribo mais descolada.
A M.A.C. lançou, também no ano passado, a coleção limitada Give Me Liberty of London, que traz não só um make up bacana, como as embalagens personalizadas com prints de flores e passarinhos.
Já falamos aqui da parceria com a Nike, que fez o maior sucesso e promete se prolongar. Em 2009 a Super, grife italiana de óculos, também lançou alguns modelos com as famosas estampas.
E aproveitando disso, a própria loja, que concretiza bem o mix entre o tradicional e o contemporâneo, vem lançando a cada estação novas estampas e produtos. Destacam-se a linha de acessórios para os gadgets da Apple e os relógios Knot.
Fonte: GNT, Minas de Ouro, blog da Liberty
Imagens: Google Images
One Response to Print da semana: Liberty