Print da semana: Toile de Jouy

TOILE DE JOUY  em francês é uma expressão onde: toile = telas ou tecido & Jouy = uma pequena cidade no interior da França, na verdade Jouy-en- Jousas.      

O tecido de algodão ou linho estampado, fabricado nesta cidade da França, tem desenhos que reproduzem cenas campestres, bucólicas, florais ou cenas históricas.     

Inicialmente eram feitos sobre base branca ou cru e em cores monocromáticas, na maioria das vezes em tons de azuis, vermelhos, verdes, pretos ou amarelos.     

O sistema de impressão foi desenvolvido por Christopher-Philippe Oberkampf, em Jouy-en -Jousas, local perto de Versalhes, no século XVIII. Nessa ocasião, a rainha Maria Antonieta escolheu essa estampa para revestir as paredes do palácio. Mais tarde, a estampa passou também a retratar cenas burguesas, fábulas e episódios históricos.     

     

Então o tecido passou para a história como Toile de Jouy (tela de jouy)… Hoje em dia o nome serve para identificar tanto o tecido quanto a estampa, e aparece com novas interpretações, como por exemplo, aplicado em outras superfícies ou em outras cores mais atuais.   

  

Esta estampa também aparece como tendência no mundo da moda… A marca Threadless fez uma parceria com as nossas Havaianas e lançou uma dobradinha camiseta + chinelo com esta famosa estampa! Sucesso total!    

 

     
E a Opening Ceremony, loja multimarcas de moda americana, lançou, no ano passado, uma nova versão do famoso tênis Keds com a estampa personalizada pelo artista Richard Saja. O artista tornou-se conhecido por contextualizar os tecidos toile, bordando figuras bem coloridas sobre as estampas.    
    
Toile já foi tema também do lounge SPFW Verão 2010, em homenagem ao ano França-Brasil. Os cenógrafos estamparam tampos de mesas e cadeiras com uma padronagem personalizada de ícones dos dois países, como o Cristo Redentor e a Pirâmide do Louvre. Outro trabalho atual explorando esta estampa é o do estúdio escocês Timorous Beasties, que desenhou papéis de parede toile-de-jouy retratando cenas das cidades européias e sempre em cores fortes como o pink da cômoda abaixo.  
  
 E por último não poderia deixar de falar da nossa dupla da Again (lembram?) que já criou vários toile-de-jouy bem brasileiros, homenageando, por exemplo, o Rio de Janeiro e Trancoso.  
   

Li aqui: Karla Krause , Commode e Daniela Brum 

Imagens: divulgação e Google Images 

This entry was posted in Print da semana and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *