Voltando ao nosso Print da semana, vou introduzir aqui uma padronagem chamada Batik. Numa viagem a Bali, pude ver tecidos maravilhosos estampados com essa técnica e inclusive acompanhei um pouco o processo de produção artesanal.
Batik (ou batique) é uma técnica de tingimento em tecido artesanal. Esta técnica é originária da ilha de Java na Indonésia.
A Indonésia foi o berço do Batik, forma de expressão artística que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida tingí-lo com cores variadas, que lhe confere uma impressionante beleza. A técnica do Batik tem como característica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquelê no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas.
O processo é totalmente feito á mão, desde o desenho inicial feito a lápis no tecido de algodão ou seda branco, a aplicação da cera com um instrumento chamado “canting” (que se assemelha a uma caneta com cabo de bambu e um pequeno recipiente de cobre para armazenar a cera) ou com “carimbos” feitos de madeira esculpida (quando trata-se de uma estampa corrida), os sucessivos banhos para cada tingimento do tecido até o banho final em água fervendo para remover os resquícios de cera do tecido.
O resultado final é maravilhoso: os desenhos cheios de detalhes e as cores provenientes de corantes naturais dão a cada pedaço de tecido um valor único. As tonalidades típicas dos batiks autênticos são beige, azul, marrom e preto.
Os batiks produzidos hoje já utilizam outros corantes e muitas vezes são mais coloridos e apresentam desenhos diferenciados.
Estes tecidos originalmente produzidos para a confecção dos sarongues (vestimentas típicas de Indonésia), hoje são utilizados em acessórios de decoração como almofadas e colchas. Além disso, esta padronagem muitas vezes é aplicada através de outra técnica em louças, móveis e fibras naturais.
Adoro o toque étnico que estas estampas trazem para a decoração dos ambientes!